A25: elogio ao trabalho das equipas de socorro

A Associação Portuguesa de Medicina de Emergência louvou o trabalho da Protecção Civil e do pessoal médico no socorro às vítimas dos acidentes de segunda-feira na A25.

Em declarações à agência Lusa, Vítor Almeida afirmou que na assistência às vítimas «ficou provado que a Protecção Civil tem um dispositivo verdadeiramente impressionante de meios no terreno, nomeadamente com bombeiros e meios de socorro».

«Se o socorro correu bem, isso deve-se essencialmente ao investimento feito pelo Governo, e em particular nos últimos dois anos, nos meios pré-hospitalares, mesmo que haja sempre coisas a melhorar», afirmou.

Por parte do Instituto Nacional de Emergência Médica e do Centro de Orientação de Doentes Urgentes de Coimbra, «a resposta foi a possível, mas indiscutivelmente eficaz», considerou.

Relativamente aos meios aéreos, destacou que apesar de não terem podido actuar devido às condições meteorológicas, a equipa médico/enfermeiro destacada para estar nos helicópteros chegou ao local de carro.

«A localização do helicóptero em Santa Comba Dão foi uma decisão muito adequada e correcta, porque a base está muito perto dos grandes eixos rodoviários da região Centro, o IP3, a A25 e a A1», indicou.

Vítor Almeida elogiou também os elementos da GNR pelo seu desempenho «excelente» na gestão dos acidentes, destacando ainda que «as coisas funcionaram bem à conta dos médicos que foram para o local voluntariamente».

Contudo, ressalvou, «o princípio do sistema não deve ser o do voluntariado, mas a existência de planos de contingência, com a activação de profissionais conforme as necessidades».

«É importante que existam estes mecanismos de activação de planos para estas situações, de forma treinada e regular, com as viaturas médicas e as equipas no terreno, e de forma ainda mais eficaz», concluiu.

Fonte: Diário IOL

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s