Noites de luta na mata

“Há 48 horas que não durmo. Já não aguento mais. Só estou à espera que chegue uma coluna do Sul para ir para casa, onde a minha família não me vê há demasiado tempo.”

O desabafo é de um bombeiro exausto pelas longas horas de combate às chamas num fogo em Albergaria-a-Velha, que consumiu centenas de hectares de floresta e ameaçou habitações e indústrias dutante três dias. Só um dos 1197 grandes incêndios que assolaram o País desde domingo.

O alívio do voluntário chegou às 23h00 de anteontem, quando uma coluna de bombeiros do distrito de Santarém, com cerca de 40 homens, chegou ao teatro de operações.

Perto da Zona Industrial dos Areeiros, que era preciso defender a todo o custo, os operacionais de Benavente, Torres Novas, Alpiarça, Ferreira do Zêzere, Abrantes, Fátima, Almeirim e Minde abasteciam os autotanques para preparar o ataque ao fogo.

“Estamos a regar os terrenos já ardidos para podermos avançar com segurança dentro da floresta e atacar de frente o incêndio”, explicou ao CM José Guilherme, comandante da coluna. Pouco a pouco, os carros de combate a incêndio avançavam pela mata, até que às 02h30 chegaram às chamas.

Às 03h00, o incêndio ainda tinha uma frente activa que estava a ser combatida em cinco pontos diferentes, mas a maior preocupação – as fábricas da zona industrial de Albergaria – já estava controlada.

Ao longo das horas intermináveis de trabalho, os autotanques saíam da floresta para reabastecer. “Já sabemos como é esta vida e trazemos geleiras com sandes e água fresca”, explicou um dos voluntários, num momento de pausa.

A partir das 04h00, o rosto dos homens já mostravam sinais de cansaço. “Até às 07h00 é a pior fase. Já não há tanta acção e já se sente o desgaste”, disse um bombeiro. Às 05h00, o fogo estava controlado.

Fonte: CM

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s