Risco máximo de Incêndio para 43 concelhos em sete distritos

O Instituto de Meteorologia colocou hoje, segunda-feira, em aviso de risco máximo de incêndio 43 concelhos nos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Santarém.

Segundo o “site” do Instituto de Meteorologia (IM), os concelhos afectados são quase todos os do distrito de Bragança, exceto Miranda do Douro e Mirandela e, no distrito de Vila Real, os que fazem fronteira Bragança.

Igualmente abrangido na quase totalidade por este nível de aviso do IM está o distrito da Guarda, enquanto que no distrito de Viseu o aviso abrange os concelhos de Tabuaço, Moimenta da Beira, Penedone e Sernancelhe.

Está também em risco extremo de incêndio florestal o concelho de Penamacor, no distrito de Castelo Branco.

O mesmo nível de aviso do IM abrange igualmente os concelhos de fronteira entre os distritos de Castelo Branco, Santarém e Portalegre.

O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, que variam entre o “reduzido” e o “máximo” e o seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00, da temperatura do ar, da humidade relativa, da velocidade do vento e da quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Segundo informação disponibilizada pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) no seu “site”, registaram-se na segunda feira, 60 incêndios florestais, sem indicação de área ou ardida ou tipo de vegetação afectada, que foram combatidos por 854 bombeiros, apoiados por 215 veículos.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais iniciou a “Fase Charlie”, considerada a de maior risco de incêndios, a 01 de Julho e deverá terminar a 31 de Setembro.

Para hoje, o IM prevê céu pouco nublado, que deverá ser muito nublado até ao final da manhã, sobretudo nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto/Estrela.

Esperam-se ainda períodos de chuva fraca no norte e centro do país, sendo mais frequentes no Minho e Douro Litoral.

No Porto, a máxima prevista é de 23 graus Celsius, prevendo-se 26º para Lisboa, 29º para Faro, 23º para Ponta Delgada e 26º para o Funchal

Fonte: DN

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s